terça-feira, 27 de junho de 2017

LIÇÃO 4 - OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA


 INTRODUÇÃO

        A grande maioria dos seres humanos é religiosa por natureza, o fenômeno da religião com suas cerimônias e rituais é global. A noção sobre a existência de um Ser ou Seres Supremos criadores da Terra e do universo está presente em todas as culturas antigas da humanidade. Este estudo não visa investigar as origens dos deuses da antiguidade, mas demonstrar o uso dos termos aplicados a Deus na Bíblia.
        A palavra portuguesa para Deus vem do latim Dei que por sua vez deriva do deus  grego Zeus, mas qual a origem dos termos aplicados a Deus no texto bíblico original? É preciso salientar que quando as pessoas abrem a Bíblia não têm a mínima idéia que os seus livros não estão colocados ali por ordem cronológica, também desconhecem que os seus textos são resultantes de várias tradições (eloísta, javeísta, sacerdotal), e que estes não foram escritos de forma sequencial e de maneira ininterrupta.
        O desconhecimento dos termos aplicados a Deus na Bíblia geraram ideias errôneas que deformaram a teologia cristã. Elohim, El, Yahweh e Eloah são referências usadas para Deus no livro religioso judaico-cristão. Demonstrarei com clareza o que está oculto no sentido destes títulos divinos que aparecem no Antigo Testamento. O Deus  adotado pelos hebreus traz influências de outros deuses pagãos? Se você não está apto a responder estas perguntas não deixe de ler este estudo.





DEUS OU DEUSES?

        No livro do Gênesis o termo principal usado para Deus é Elohim, cujo significado também pode ser traduzido por  “deuses, juízes, reis e até  anjos”. Temos aí um exemplo de  plural majestático ou plural de excelência, aplica-se àqueles que ocupam posições de domínio e poder. Seguem os versos em que o verbo no português demonstra o sentido plural da palavra:

Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gn 1:26;
Desçamos e confundamos ali a sua língua para que não entenda um a língua do outro. Gn 11:7;
Depois apareceu o Senhor a Abraão...levantou Abraão os olhos, olhou e viu três homens...Gn 18:1-2;

        Como pode ser percebido claramente nas passagens (Gn 1:26; 11:7;) o verbo denuncia o sentido plural de Elohim. A última passagem citada  narra a aparição de  Deus  a Abraão, mas podemos notar que na verdade foram três “mensageiros, anjos”,  que lhe apareceram, o que torna evidente que no original o sentido da palavra “Senhor” é plural. Há passagens em que o verbo também aparece no singular e refere-se a Deus, veja:

Descerei e verei se de fato o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim. Se não, sabê-lo-ei. Gn 18:21;

ELOHIM – Esta é a mais frequente palavra usada para Deus no Velho Testamento   2.570  vezes – está na forma plural, mas a construção da frase em muitos casos se apresenta no singular quando é uma referência ao Deus único, mas Elohim  também é aplicado na Bíblia como uma referência aos deuses vizinhos do povo judeu (Êxodo 18:11; 20:3; Gn 35:2; Js 24:20;), da mesma forma é aplicado em algumas passagens com o sentido de “mensageiros, enviados ou anjos”, (Sl 8:5; 97:7; Jó 1:6;)

EL – Palavra usada para Deus de forma genérica pelos primitivos habitantes da Palestina. No Velho Testamento esta palavra é usada mais de 200 vezes. Os cananeus aplicavam esta expressão para a sua divindade principal, foi  deles que os hebreus emprestaram o termo. Os termos Ilu (língua dos acádios, sumérios), Elah (língua aramaica), Alah (árabe) e El estão relacionados e a origem não é hebraica.

EL ELYON – Este título para Deus na Bíblia é composto pelos nomes de dois deuses,   seu significado é Deus altíssimo. Relativo a palavra  Elyon sabemos que era o nome de uma das divindades do povo fenício.

EL SHADDAY – Este é mais um dos nomes compostos usado para Deus na época dos patriarcas (Gn 17:1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; 49:25;). Deus Todo-Poderoso é a tradução que tem sido dada a este título divino. Shadday vem do acádio Shaddu, cujo significado mais correto é Deus da montanha. Esta expressão foi trazida pelos ancestrais dos judeus da mesopotâmia.

YAHWEH (YHWH – JEOVÁ) Este tetragrama é o nome mais sagrado que os judeus possuem, cujos  ancestrais por não ousarem pronunciá-lo perderam a sua pronúncia correta. Seu significado mais próximo é EU SOU. No Êxodo 3:13,14; Moisés afirma não conhecer o nome do Deus dos seus antepassados, mas como se no Gênesis 2:4 o nome Yahweh aparece no original? No Gn 15:2,8 é Yahweh que se manifesta a Abraão e no Gn 28:13 á Jacó. O fato de Moisés não ter conhecido o Deus dos seus ancestrais gera polemica, já  que não foi ele o autor do Gênesis?

YAH – É a forma abreviada de Yahweh, aparece 45 vezes no original, sem contar as dezenas de vezes que é encontrada como terminação em nomes próprios e na palavra aleluia (HALLELU-YA). Algumas das passagens bíblicas em que é aparece: Is 12;2; 26:4, Sl 118.

ADONAY – Por não pronunciarem o sagrado tetragrama YHWH os israelitas usavam no seu lugar esta palavra cujo significado é “meu Senhor”. Nomes compostos com Yahweh:

Yahweh Rapha – Jeová é curador
             Tsabaoth – Senhor dos exércitos
              Elyon – Deus altíssimo
              Roi – Jeová é pastor
              Jireh – Jeová é provedor
              Shalom – Jeová é a paz
              Tsidkenu – Jeová é justiça

ELOAH – No livro de Jó encontramos no original por 40 vezes esta palavra sendo aplicada para Deus. Elohim é o singular de ELOAH.

Segue o número de vezes em que os termos aparecem:

  • ELOHIM, 2.570 vezes;
  • ELOAH, 57 vezes;
  • EL, 226 vezes;
  • ADONAI 6,646 vezes;
Uma análise dos nomes próprios hebraicos nos dá uma clara ideia sobre o uso dessas palavras aplicadas a Deus observe:
Eliel – (Eli-El)
Elias – (Eli-Yah)
Miguel – (Mika-El)
Miquéias – (Mika-Yah)
Azarel – (Azar-El)
Azarias – (Azar-Yah)
Gabriel – (Geber-El)
Isaías – (Isa-Yah)

        O livro do Gênesis apresenta elementos que vem de culturas mais antigas que a hebraica, tanto ele como o resto do Pentateuco foram recebendo remendos ao longo de milênios. Depois do cativeiro babilônico (500 a.C.) os judeus procuram se recompor como nação e aí passam a reescrever a sua história religiosa, um fato marcante nesta tentativa  foi o achado do sacerdote Hilkiah, os rolos que estavam registrados grande parte da tradição religiosa judaica. A cultura judaica tem suas raízes arraigadas nos povos da mesopotâmia (sumérios, babilônios, caldeus, persa), passando pelo Egito e pela primitiva Palestina dos cananeus e fenícios.
       Estes fatos não diminuem o Deus dos judeus nem a sua religião, apenas explicam o que de certa forma tem acontecido com diversos povos. Os cristãos por serem adeptos de um ramo oriundo do judaísmo não pode ignorar essas informações. 




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