INTRODUÇÃO
A
grande maioria dos seres humanos é religiosa por natureza, o fenômeno da
religião com suas cerimônias e rituais é global. A noção sobre a existência de
um Ser ou Seres Supremos criadores da Terra e do universo está presente em
todas as culturas antigas da humanidade. Este estudo não visa investigar as
origens dos deuses da antiguidade, mas demonstrar o uso dos termos aplicados a
Deus na Bíblia.
A
palavra portuguesa para Deus vem do latim Dei que por sua vez deriva do
deus grego Zeus, mas qual a origem dos
termos aplicados a Deus no texto bíblico original? É preciso salientar que
quando as pessoas abrem a Bíblia não têm a mínima idéia que os seus livros não
estão colocados ali por ordem cronológica, também desconhecem que os seus
textos são resultantes de várias tradições (eloísta, javeísta, sacerdotal), e
que estes não foram escritos de forma sequencial e de maneira ininterrupta.
O
desconhecimento dos termos aplicados a Deus na Bíblia geraram ideias errôneas
que deformaram a teologia cristã. Elohim, El, Yahweh e Eloah são referências
usadas para Deus no livro religioso judaico-cristão. Demonstrarei com clareza o
que está oculto no sentido destes títulos divinos que aparecem no Antigo
Testamento. O Deus adotado pelos hebreus
traz influências de outros deuses pagãos? Se você não está apto a responder
estas perguntas não deixe de ler este estudo.
DEUS OU DEUSES?
No
livro do Gênesis o termo principal usado para Deus é Elohim, cujo significado
também pode ser traduzido por “deuses,
juízes, reis e até anjos”. Temos aí um
exemplo de plural majestático ou plural
de excelência, aplica-se àqueles que ocupam posições de domínio e poder. Seguem
os versos em que o verbo no português demonstra o sentido plural da palavra:
Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gn 1:26;
Desçamos e confundamos ali a sua língua para que não entenda um a língua
do outro. Gn 11:7;
Depois apareceu o Senhor a Abraão...levantou Abraão os olhos, olhou e
viu três homens...Gn 18:1-2;
Como
pode ser percebido claramente nas passagens (Gn 1:26; 11:7;) o verbo denuncia o
sentido plural de Elohim. A última passagem citada narra a aparição de Deus a
Abraão, mas podemos notar que na verdade foram três “mensageiros, anjos”, que lhe apareceram, o que torna evidente que
no original o sentido da palavra “Senhor” é plural. Há passagens em que o verbo
também aparece no singular e refere-se a Deus, veja:
Descerei e verei se de fato o que têm praticado corresponde a esse
clamor que é vindo até mim. Se não, sabê-lo-ei. Gn 18:21;
ELOHIM – Esta é a mais frequente palavra usada para
Deus no Velho Testamento 2.570 vezes – está na forma plural, mas a
construção da frase em muitos casos se apresenta no singular quando é uma
referência ao Deus único, mas Elohim
também é aplicado na Bíblia como uma referência aos deuses vizinhos do
povo judeu (Êxodo 18:11; 20:3; Gn 35:2; Js 24:20;), da mesma forma é aplicado
em algumas passagens com o sentido de “mensageiros, enviados ou anjos”, (Sl
8:5; 97:7; Jó 1:6;)
EL – Palavra usada para Deus de forma genérica
pelos primitivos habitantes da Palestina. No Velho Testamento esta palavra é
usada mais de 200 vezes. Os cananeus aplicavam esta expressão para a sua
divindade principal, foi deles que os
hebreus emprestaram o termo. Os termos Ilu (língua dos acádios, sumérios), Elah
(língua aramaica), Alah (árabe) e El estão relacionados e a origem não é
hebraica.
EL ELYON – Este título para Deus na Bíblia é
composto pelos nomes de dois deuses,
seu significado é Deus altíssimo. Relativo a palavra Elyon sabemos que era o nome de uma das divindades
do povo fenício.
EL SHADDAY – Este é mais um dos nomes compostos
usado para Deus na época dos patriarcas (Gn 17:1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3;
49:25;). Deus Todo-Poderoso é a tradução que tem sido dada a este título
divino. Shadday vem do acádio Shaddu, cujo significado mais correto é Deus da
montanha. Esta expressão foi trazida pelos ancestrais dos judeus da
mesopotâmia.
YAHWEH (YHWH – JEOVÁ) Este tetragrama é o nome mais
sagrado que os judeus possuem, cujos
ancestrais por não ousarem pronunciá-lo perderam a sua pronúncia
correta. Seu significado mais próximo é EU SOU. No Êxodo 3:13,14; Moisés afirma
não conhecer o nome do Deus dos seus antepassados, mas como se no Gênesis 2:4 o
nome Yahweh aparece no original? No Gn 15:2,8 é Yahweh que se manifesta a
Abraão e no Gn 28:13 á Jacó. O fato de Moisés não ter conhecido o Deus dos seus
ancestrais gera polemica, já que não foi
ele o autor do Gênesis?
YAH – É a forma abreviada de Yahweh, aparece 45
vezes no original, sem contar as dezenas de vezes que é encontrada como
terminação em nomes próprios e na palavra aleluia (HALLELU-YA). Algumas das
passagens bíblicas em que é aparece: Is 12;2; 26:4, Sl 118.
ADONAY – Por não pronunciarem o sagrado tetragrama
YHWH os israelitas usavam no seu lugar esta palavra cujo significado é “meu
Senhor”. Nomes compostos com Yahweh:
Yahweh Rapha – Jeová é curador
“ Tsabaoth – Senhor dos exércitos
“ Elyon – Deus altíssimo
“ Roi – Jeová é pastor
“ Jireh – Jeová é provedor
“ Shalom – Jeová é a paz
“ Tsidkenu – Jeová é justiça
ELOAH – No livro de Jó encontramos no original por
40 vezes esta palavra sendo aplicada para Deus. Elohim é o singular de ELOAH.
Segue o número de vezes em que os termos aparecem:
- ELOHIM, 2.570 vezes;
- ELOAH, 57 vezes;
- EL, 226 vezes;
- ADONAI 6,646 vezes;
Uma análise dos nomes próprios hebraicos nos dá uma
clara ideia sobre o uso dessas palavras aplicadas a Deus observe:
Eliel – (Eli-El)
Elias – (Eli-Yah)
Miguel – (Mika-El)
Miquéias – (Mika-Yah)
Azarel – (Azar-El)
Azarias – (Azar-Yah)
Gabriel – (Geber-El)
Isaías – (Isa-Yah)
O
livro do Gênesis apresenta elementos que vem de culturas mais antigas que a
hebraica, tanto ele como o resto do Pentateuco foram recebendo remendos ao
longo de milênios. Depois do cativeiro babilônico (500 a.C.) os judeus procuram
se recompor como nação e aí passam a reescrever a sua história religiosa, um
fato marcante nesta tentativa foi o
achado do sacerdote Hilkiah, os rolos que estavam registrados grande parte da
tradição religiosa judaica. A cultura judaica tem suas raízes arraigadas nos
povos da mesopotâmia (sumérios, babilônios, caldeus, persa), passando pelo
Egito e pela primitiva Palestina dos cananeus e fenícios.
Estes
fatos não diminuem o Deus dos judeus nem a sua religião, apenas explicam o que
de certa forma tem acontecido com diversos povos. Os cristãos por serem adeptos
de um ramo oriundo do judaísmo não pode ignorar essas informações.
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