quinta-feira, 8 de junho de 2017

CURIOSIDADES SOBRE MOISÉS




  
MOISÉS NÃO CONHECEU O DEUS DOS SEUS ANTEPASSADOS?

Conforme estas passagens (Gn 2:4; 4:26; 12:8; 15:2,8; 22:14-16; 26:25; 28:13;),  Deus já era conhecido como “Yahweh” muito antes do tempo de Moisés, mas...

No livro do Êxodo 3:13,14; Moisés demonstra não conhecer o nome do Deus dos seus antepassados, leia:

“Moisés disse a Deus: Eis que eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: O Deus de vossos pais enviou-me a vós. Se eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes hei de responder?”

É estranho, pois no Gênesis o nome Yahweh já aparece no original.

Primeiro foi Moisés quem disse que não conhecia o nome do Deus de seus antepassados. Agora neste próximo versículo é o próprio Deus quem diz que não foi conhecido anteriormente pelo nome Yahweh. Leia:

“Disse mais Deus a Moisés: Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor (Yahweh), não lhes fui conhecido” (Ex 6:2-3;).

Nota: Como não foi conhecido pelo seu nome Yahweh se vimos anteriormente que no livro do Gênesis por várias vezes seu nome aparece no original?  Quem escreveu o livro do Êxodo não leu os registros do Gênesis, pois no Gn 15:2,8; é Yahweh que se manifesta a Abraão e no Gn 28:13; á Jacó. O fato de Moisés não ter conhecido o Deus dos seus ancestrais é porque certamente  não foi o autor dos textos a ele imputados.

MOISÉS  FALOU COM DEUS QUE ESTAVA NAS TREVAS?

“O povo permaneceu em pé de longe, enquanto Moisés se chegou ás densas trevas, onde Deus estava.” (Êx 20:21;)

MOISÉS FALOU COM DEUS QUE ESTAVA NUMA NUVEM ESPESSA:

“Eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também sempre creiam em ti. Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e relâmpagos e uma  nuvem espessa sobre o monte e um sonido de buzina muito forte de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu. Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz. E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.” Êx 19:9,16,18-20;

MOISÉS E A COLUNA DE NUVEM

 E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Êxodo 33:9;

MOISÉS E A GLÓRIA DE DEUS

E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.  Êxodo 33:20-23;

MOISÉS E O VÉU SOBRE O ROSTO

Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
Porém, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.
Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele. Êxodo 34:33-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por comentar!

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...