Há várias opiniões divergentes até
mesmo entre os judeus sobre qual teria sido a língua dos textos originais. Moisés criado no Egito
poderia tê-los escrito em egípcio. Mas a
tradição rabínica afirma que foram escritos no hebraico antigo. O hebraico
originalmente pertencia a uma família linguística falada pelo povos da
palestina, que eram parte da família linguística semítica do noroeste. O
aramaico se tornou língua popular no final do primeiro milênio A.C. Embora
haja expressões em aramaico na Torah (resultado da redação feita no período de
500-300 A.C.) quando o aramaico estava se tornando comum, mas a principal
língua é o hebraico.
Os outros livros da Bíblia hebraica contém
palavras em outras línguas como o egípcio (o nome egípcio de José no Gênesis) e
aramaico (no caso de partes do livro de Daniel). O fato de encontrarmos o aramaico
na Torah pode indicar uma edição posterior no texto.
Judeus não consideram aqueles livros
considerados apócrifos como sagrados e portanto, fazendo parte da bíblia
judaica. A coleção de livros sagrados judeus foi organizada por volta do ano
100 D.C. e foi determinado que livros de autoria duvidosa não fizessem parte
dela. Muitos dos livros desta coleção estão escritos em grego e isto pode ter
sido a razão pela qual estes livros não vieram a fazer parte desta coleção.
MOISÉS – Com conhecimento que possuímos da cultura mesopotâmica (sumérios, babilônios, caldeus, assírios, elamitas, persas), os dez primeiros capítulos do Gênesis foram elaborados sob a influencia da cultura mesopotâmica. O restante deste livro, bem como o Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio; a tradição rabínica lhe atribui autoria, mas com edição posterior, como a narração da sua morte foi provavelmente registrada por Josué.
MOISÉS – Com conhecimento que possuímos da cultura mesopotâmica (sumérios, babilônios, caldeus, assírios, elamitas, persas), os dez primeiros capítulos do Gênesis foram elaborados sob a influencia da cultura mesopotâmica. O restante deste livro, bem como o Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio; a tradição rabínica lhe atribui autoria, mas com edição posterior, como a narração da sua morte foi provavelmente registrada por Josué.
PARTE INTEGRANTE
da apostila
MÓDULO BÁSICO
do curso
ENIGMAS DA BÍBLIA.
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