quinta-feira, 8 de junho de 2017

AS TRADIÇÕES QUE COMPUSERAM O PENTATEUCO






       

         No grego esta palavra significa “cinco volumes”, são os cinco primeiros livros da Bíblia, que são resultantes de um processo que teve várias etapas. Escribas, profetas e sacerdotes foram registrando em épocas diferentes, eventos religiosos, dados históricos e mitos que lhes foram transmitidos oralmente, cujo teor eram significativos para compor a história de seu povo. Ao todo podemos afirmar que o Pentateuco é o resultado de 4 (quatro) tradições:

A tradição JAVISTA – É assim chamada porque desde o começo dá a Deus o nome Yahweh. Ela se originou provavelmente no tempo do rei Salomão, em torno do ano 950 a.C., em Jerusalém.

A tradição ELOISTA – É assim chamada por se referir a Deus pelo nome de Elohim. Ela nasceu provavelmente por volta do ano 750 no reino do norte depois que o reino de Salomão foi dividido. Muito marcada pela mensagem de profetas como Elias e Oséias, ela dá muita importância ao profetas. Esta tradição se fundiu com a JAVISTA pelos anos 700 a.C.

A tradição SACERDOTAL – Se originou durante o exílio judeu na Babilônia de 587 á 538. No exílio os sacerdotes tiveram que relembrar e reescrever a tradição do seu  povo para manter sua  fé e esperança.

A tradição DEUTERONOMICA – Está contida principalmente no livro do Deuteronômio, mas influenciou outros livros também. Começou no reino do norte e foi acabada no reino do sul.

Estas quatro tradições com outros acréscimos foram reunidas em um só volume. Este trabalho acredita-se que foi realizado pelo sacerdote Esdras, tendo sido finalizado por volta do ano 400 a.C.
        O único monumento sério, diz o Dr. Jacolliot, da tradição semítica ou assim considerada é a Bíblia, fonte onde bebem judeus e cristãos toda sua teologia cosmológica. Os estudiosos sérios desta matéria atestam que o Pentateuco foi escrito com o auxílio das velhas tradições do Egito, da Índia, da Caldéia (Babilônia) e da Pérsia.

Ninguém honestamente nos negará que:

I-     O livro do Gênesis é independente dos quatro outros livros que compõem o Pentateuco e muitas  das suas informações pertencem as tradições  egípcias babilônicas.
II-    Parte das leis e prescrições que ele contém já existiam há milhares de anos no Egito e na Índia.
III-  Até o reinado de Josias, 580 a.C., os hebreus ofereciam as suas adorações as divindades e espíritos da mitologia grosseira dos egípcios, caldeus e povos cananeus.
IV-  Os escribas, para dar mais peso á sua obra, redigiram-na e colocaram-na sob a lendária autoridade de Moisés, cujo nome era venerado como libertador do povo hebreu.
V-   O monoteísmo não era uma exclusividade hebraica e este só foi fielmente levado á sério a partir da reforma religiosa empreendida pelo rei Josias e o sacerdote Hilquias.
VI-  Nenhum profeta citou os livros do Pentateuco, nem nos Salmos, nem nos livros atribuídos á Salomão, Jeremias, Isaías enfim, em nenhum dos livros canônicos dos judeus.
VII- Em que língua Moisés teria escrito, a não ser egípcio, visto que nasceu lá juntamente com o seu povo.
VIII-               Se Moisés tivesse escrito que Deus pune a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração, Ezequiel não teria ousado contrariá-lo em seu livro.
IX-  Ele não poderia ter citado o livro de Jasher, porque este só foi escrito no tempo dos reis.

        A história religiosa de Israel teve um marco que determinou o seu desenvolvimento até a atualidade, refiro-me a reforma do rei  Josias. Foi esta reforma que criou o judaísmo, unindo o conteúdo das profecias aos ritos e tradições da religião popular. O código de Josias seria o primeiro passo em direção á Torá que trouxe a ideia aos judeus  e ao  mundo que o Antigo Testamento era a “Palavra de Deus”, descrita de forma homogênea e definitiva. 
        Segundo o historiador Will Durant em seu livro  “História da Civilização“, que quando os judeus entraram no palco da história não passavam de beduínos nômades. O culto do boi e carneiro estava vivo na memória deles. Moisés nunca conseguiu extirpar de sua gente a fé no bezerro de ouro porque a adoração do touro ainda estava fresca em sua memória. Adoravam a serpente como nos mostra o episódio em que Moisés  provê uma de bronze para conceder ao povo um milagre.  Os oráculos  eram obtidos por meio de dados sagrados (Urim e Tumim) sacudidos numa caixa (ephod).

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