sexta-feira, 14 de julho de 2017

Curso de Teologia - ENIGMAS DA BÍBLIA - LIÇÃO 18

 
LIÇÃO 18


TEORIAS  SOBRE A ORIGEM DO ESPÍRITO

O principal objetivo deste capítulo é apresentar as várias teorias que ao longo da história desenvolveram este tema.

         Estas são as teorias mais conhecidas sobre a origem da alma e do espírito ao longo da história:

1. Teoria  do Espírito Pré-Existente: Segundo esta teoria o espírito  existe em um estado prévio e entra no corpo humano em algum ponto no início do seu desenvolvimento. Na igreja primitiva, Orígines  (185-254 d.C.) era quase sozinho defensor desta teoria. Mais tarde o filósofo Emanuel Kant  mantinha esse ponto de vista para explicar a depravação herdada do homem. Os mórmons também creem assim. Esta linha foi considerada uma heresia desde o tempo de Crisóstomo,  um dos proeminentes pais da igreja.

        A teoria diz também que certas ocorrências no estado anterior explicam a condição em que este espírito  se encontra. A  maioria das religiões orientais aceitam esta teoria. A crença nesta teoria implica também em se crer no processo de vidas múltiplas ou seja na reencarnação. A maior objeção que é feita a esta doutrina é porque a grande maioria das pessoas nada lembra sobre a sua pré-existência e também pelo fato que esta  ideia, segundo a teologia cristã  não se encontra explícita na Bíblia.

2. A Teoria do Espírito Gerado ou Propagado: Na igreja ocidental esta teoria gradualmente ganhou terreno. Conforme esta linha de pensamento o espírito da mesma forma que o corpo do homem originam-se na fecundação, é neste ato que os elementos genéticos do casal se fundem e assim dá-se  início a uma nova vida. Surge a pergunta: “o ser humano começa o seu processo vital no momento em que o óvulo é fecundado ou dias depois quando o óvulo fecundado desce das trompas e se aloja no útero?” Assim como o polo negativo e positivo que  ao se unirem trazem a luz, da mesma forma  o espermatozoide  e o óvulo fundem os seus  cromossomos para  dar  origem a um novo ser.

        Tertuliano foi o primeiro a citar esta teoria. Os teólogos luteranos geralmente têm mantido esta teoria também. Segundo esta teoria o homem todo é gerado, corpo, alma e espírito. Não podemos esquecer que cada indivíduo que nasce já passou por um processo de seleção natural dificílimo, teve que vencer milhares de oponentes na corrida pela vida, e além disso ainda teve que  transpor aquela película que envolvia o óvulo que o acolheu. O homem como espécie surgiu com Adão e Eva, o casal primordial,  segundo os seus proponentes; e a partir deles a substância da vida foi  distribuída à cada homem, sendo assim cada ser humano possui parte da substância deste primeiro casal de humanos. Esta teoria sustenta  que o homem herda a depravação de Adão, por isso todo  homem tem tendência ao mau moral.

3.Teoria do Criacionismo Espiritual:  Ela considera que cada espírito  humano foi criado imediatamente por Deus e unido ao corpo no momento da fecundação. O espírito , portanto, é uma criação imediata de Deus, não gerada ou derivada dos pais. Este  ponto de vista foi mantido por Aristóteles, Ambrósio, Jerônimo,  Pelágio e em tempos modernos pela maioria dos teólogos católicos.

        O argumento principal desta teoria é que certas passagens das Escrituras falam de Deus como o Criador da alma e do espírito. O relato original da criação aponta para uma distinção entre a criação do corpo e o do espírito – um formado da terra e o outro procedendo diretamente de Deus, mas esta teoria não explica o porquê das crianças serem tão parecidas com os pais, emocional e intelectualmente, já que seus espíritos são criados diretamente por Deus  não deveriam herdar nenhuma tendência á depravação. Se o homem nasce com alguma tendência á depravação como muitos sustentam, esta teoria faz Deus criador direto da depravação do homem, Ele seria autor do mau moral do homem por ter colocado um espírito  cujo  corpo  poderia  corrompê-lo. Uma pergunta que tem causado muita polêmica nos meios teológicos cristãos: afinal, o homem é pecador porque peca (tendência adquirida), ou peca porque é pecador (tendência herdada)?  Como se percebe o tema é por demais profundo, com argumentos de ambos os lados, há um longo caminho de reflexão para os querem chegar um pouquinho mais ao âmago desta questão.
    


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