PARTE I
“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." Mateus 13:44
No texto citado vemos Jesus ensinando sobre o Reino, algo me chama a atenção neste versículo tão rico e tão abrangente. Sempre que o leio me pergunto: Qual o valor do campo? O dono não sabia que tinha um tesouro no seu campo? Qual o valor do tesouro?
Primeiro fato a ser destacado é que Jesus está falando em parábolas, ou seja, uma história que de forma figurada traz uma mensagem bem mais abrangente do que se imagina. Ao falar por meio de parábolas, Jesus está cumprindo uma profecia messiânica descrita no Salmo 78, onde lê-se que o Messias falaria ao povo por meio de parábolas:
“Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade." Salmos 78:2
Jesus confirma: “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." Mateus 13:35
O capítulo 13 de Mateus é conhecido como o capítulo das parábolas, pois temos 8 parábolas em sequência sobre o Reino de Deus. Este reino a ser implantado na terra e com uma extensão eterna no céu é a maior riqueza de Deus para o homem, e deve der buscado e entendido de forma espiritual.
O Reino é um tesouro escondido, e todos os que o buscam devem tomar cuidado para não confundirem jóias com bijuterias, nem tudo que reluz é ouro.
O dono do campo não sabia que o tesouro estava nas suas terras. Este homem dono do campo o vendeu por um valor menor que o preço do tesouro que estava nele.
Pode um homem ter um tesouro a sua frente e não percebê-lo? Muitas pessoas estão cegas e surdas pelo materialismo e por mais que se fale ou se mostre não compreenderão. No antigo testamento temos uma profecia que ilustra bem isso:
“Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado." Isaías 6:9-10
Isaías predisse que muitos teriam o tesouro á sua frente e não o veriam, antes o trocariam por valores terrenos, como na parábola em que o homem troca o campo com o tesouro por um valor menor. Um Reino eterno trocado por coisas passageiras.
Continua... na PARTE II
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato por comentar!