LÚCIFER_do latim LUX (LUZ) + FERO (PORTAR, CARREGAR), PORTADOR DE LUZ, ESTRELA DA MANHÃ.
No livro do profeta Isaías 14:12-14, lemos:
"Como caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foste atirado à terra, tu que derrubavas as nações! Tu que dizias no teu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".
Estrela da manhã é uma referência ao rei da Babilônia ou ao Diabo? Até os nossos dias há uma divergência sobre a verdadeira aplicação do termo. A palavra hebraica que aparece no texto é HEYLEL (aquele que brilha ou portador da luz ), que no mito cananeu é representado como aquele, cuja ambição era subir acima de todas as divindades, mas foi defenestrado pelo Sol, segundo Hermann Gunkel, estudioso alemão especializado no A.T.
Expressão que na versão bíblica Vulgata Latina foi vertida por LÚCIFER (PORTADOR DE LUZ) e nas versões gregas por PHOSPHORUS (ESTRELA DA MANHÃ), e em língua portuguesa por "ESTRELA DA MANHÃ".
LÚCIFER é palavra usada na antiguidade para o planeta VÊNUS. No século III a.C., Pitágoras já afirmava que LÚCIFER e VÊNUS eram um único astro. Pelo fato do planeta VÊNUS em períodos do ano ser visível próximo ao Sol, passou a ser associado ao ARCANJO que quis ser igual a Deus e foi lançado fora das hostes celestiais por sua soberba.
Curiosamente Jesus se apresenta no livro da Revelação como a "ESTRELA DA MANHÃ":
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã". Apocalipse 22.16.
LINK 1 - SUMÁRIO DAS TRÊS APOSTILAS ENIGMAS DA BÍBLIA
LINK 2 - SUMÁRIO DAS TRÊS APOSTILAS ENIGMAS DA BÍBLIA
LINK 1 - SUMÁRIO DAS TRÊS APOSTILAS ENIGMAS DA BÍBLIA
LINK 2 - SUMÁRIO DAS TRÊS APOSTILAS ENIGMAS DA BÍBLIA
FONTE:
Zucker, S., "Hebrew Names of the Planets", in IAU Symposium 260, The Role of Astronomy in Society and Culture, eds. D. Valls-Gabaud, & A. Boksenberg, (Cambridge: Cambridge University Press), pp. 301–305 (2011)
Hermann Gunkel
https://global.britannica.com/biography/Hermann-Gunkel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato por comentar!