Mais ou menos por volta dos anos 70 da era cristã. Jerusalém havia sido destruída mais uma vez, naquela ocasião pelos exércitos do imperador romano Titus Flavius Vespasianus, os judeus seguem para sua diáspora.
Anos depois, João, o apóstolo evangelista, e Maria, mãe de Jesus, encontram-se em Efeso, na Turquia. Uma nova perseguição acontece então pelas mãos do Imperador Diocleciano. João agora é exilado na lha de Patmos, na Grécia.
O momento é de muita dor, tudo parece ter fracassado. Ele vive um profundo conflito interno e questionao porquê daquele cenário. Teria Cristo morrido em vão? Por que o mal estava prevalecendo sobre o bem?
João vive o desmoronamento daquilo que ele sempre creu e o despedaçamento do ideal no qual sempre investiu. E dentro dessa estreita e dolorosa estrada que ele escreve o livro, cujas profecias descrevem um complexo quadro que se desenvolve durante os milênios que se seguiriam.
O embate entre o bem e o mal no palco da humanidade. O enlace entre o material e espiritual e o papel dos homens num cenário, cujo desdobramento culminará com o Messias sujeitando o reino humano ao divino. O livro do Apocalipse foi provavelmente escrito entre os 90 e 95 d.C.
O QUÊ O LIVRO DO APOCALIPSE REVELA:
Aspectos que envolvem a igreja cristã ao longo das eras:
Revela a situação espiritual de algumas igrejas em cidades importantes da época, repreendendo, encorajando e avisando sobre o que lhes iria acontecer em breve; essas profecias já foram cumpridas, mas as profecias também se aplicam às diferentes igrejas do nosso tempo.
Os últimos tempos – grandes acontecimentos que vão ocorrer antes do fim do mundo; a linguagem dessas revelações é muito simbólica; algumas dessas profecias já se cumpriram, no entanto também aplicam-se aos eventos que se repetem ciclicamente ao longo da história.
A segunda vinda de Jesus – o retorno de Jesus no fim do mundo, para trazer julgamento e instalar o reino eterno - veja aqui: como será a segunda vinda de Jesus?
O juízo final – o julgamento de todas as nações, quando o diabo e os pecadores que rejeitaram Jesus serão destruídos mas os que amam Jesus serão salvos
A eternidade no Céu – a alegria eterna que os salvos terão morando junto de Deus, sem mais sofrimento, dor nem tristeza.
Para que servem as revelações do livro de Apocalipse?
As revelações do Apocalipse servem para nos alertar e encorajar. Jesus vai voltar! - Apocalipse 22:12
Isso significa que DEUS não perdeu sua esperança na humanidade. Mesmo passando por muita dificuldade, sabemos que Jesus vai vencer. O mal, o sofrimento e até a morte terão um fim! O plano eterno do nosso Deus está em marcha.
Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.
Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. 2 Pedro 3:11-13